© 2023 by T-Rex. Proudly created with Wix.com

INSTITUCIONAL

ESTATUTO

O estatuto é o conjunto de regras de organização e funcionamento de uma associação, estabelecido no ato de sua fundação.

ATA DE FUNDAÇÃO - ASSOCIAÇÃO BASQUEBOL DE TIMBÓ

ESTATUTO DE CONSTITUIÇÃO - ASSOCIAÇÃO BASQUEBOL DE TIMBÓ

ATA DE ALTERAÇÃO DA RAZÃO SOCIAL

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ESPORTIVA RHINOS

ESTATUTO ASSOCIAÇÃO T-REX FUTEBOL AMERICANO

Estatuto Primeira Alteração

Estatuto Segunda Alteração

Ata Posse Atual Diretoria

HISTÓRIA

Com o objetivo de conquistar território e marcar pontos, o futebol americano é um esporte tipicamente de equipe, onde cada grupo de jogadores tem uma função específica, dada em conformidade com seus atributos físicos. Por isso, acaba sendo uma modalidade muito democrática, por comportar atletas com diferentes características físicas e com atuação em equipe.
 
No Brasil a modalidade começou a ganhar popularidade nos anos 90 com a transmissão televisiva dos jogos da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL  National Football League). A partir de então, a modalidade passou a ser apreciada por jovens que passaram a praticar a modalidade, inicialmente, de forma adaptada e sem equipamentos de proteção adequados. Desde a sua difusão no Brasil, o futebol americano vem ganhando espaço como modalidade esportiva organizada no país através da BFA  Brasil Futebol Americano que congrega cerca de 20 entidades regionais, entre federações e associações de clubes de futebol americano representantes dos estados brasileiros.
 
Em Santa Catarina, o Futebol Americano vem sendo praticado desde 1991, a partir da fundação da equipe do Joinville Panzers, sediada em Joinville (SC). Com o passar dos anos e o surgimento de novas equipes no estado, vislumbrou-se em 2006 a possibilidade de iniciar um campeonato entre as 04 (quatro) equipes catarinenses. Em 2010, foi criada a Federação Catarinense de Futebol Americano que organiza o Campeonato Catarinense de Futebol Americano.
 
A nível nacional, foi criado o primeiro campeonato brasileiro em 2009, chamado Torneio Touchdown entre equipes de diversos estados brasileiros, divididos por região (conferência). Em 2010 foi criada a Liga Brasileira de Futebol Americano, que posteriormente em 2013 chamou-se Confederação Brasileira de Futebol Americano com o objetivo de organizar também campeonatos com equipes de todo país, porém as equipes geralmente, por questões financeiras participam somente de um dos campeonatos. Atualmente, são aproximadamente 150 times espalhados pelo país e as equipes não param de surgir.
 
A Associação Esportiva T-Rex Futebol Americano (T-Rex ou Timbó Rex) foi fundada em outubro de 2007, com o nome de Rhinos Football, e desde então assumiu a ideologia de não apenas fazer esporte, mas também formar caráter e disciplina. Em 2012 a franquia passou por diversas mudanças internas, uma delas foi a mudança da marca, de Rhinos Football para T-Rex Football. O planejamento foi realizado visando proporcionar a equipe condições de encarar objetivos ainda mais desafiadores, fazendo com que as temporadas seguintes fossem de grandes conquistas. Por trás de toda organização de sucesso existe uma estratégia eficaz.


VII. JUSTIFICATIVA (Por que se propõe o projeto, sua importância para o desenvolvimento do esporte no País e/ou na região geográfica de execução e justifique a conveniência de utilização de apoio financeiro com recursos incentivados de que trata a Lei nº 11.438/06).

 Contando com atletas da cidade e de regiões vizinhas, desde 2010 a equipe de rendimento participa do Torneio Touchdouwn  Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, e desde 2007 do Campeonato Catarinense de Futebol Americano. Em 2012 e 2013 a equipe foi Vice-Campeã da Conferência Sul do Torneio Touchdown. Em 2014, o time foi Campeão da Conferência Sul, obtendo vaga para a final nacional, sagrando-se Vice-Campeã Brasileira de Futebol Americano. Nos anos 2015 e 2016 conquistou os títulos estadual e nacional da modalidade. Atualmente, a equipe do T-Rex Futebol Americano é Tricampeã Catarinense de Futebol Americano (2015, 2016 e 2017) e Bicampeã Brasileira (2015 e 2016).
 
No decorrer de sua história, muitas pessoas passaram a admirar a modalidade e tornaram-se fãs da equipe da cidade que conta com 40 mil habitantes. Diante do sucesso da equipe na modalidade, seus jogos lotam o Estádio Municipal com uma média de 1.200 espectadores por partida, além dos seguidores da equipe nas redes sociais (mais de 25.000 seguidores). Com isso, a modalidade acabou se tornando o esporte mais atrativo da cidade e região, superando até o futebol tradicional, paixão nacional.

#rex4life

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone